sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ANÁLISE DIPLOMÁTICA E TIPOLÓGICA

       Em alusão a Lopez (2012), a inexistência da análise diplomática e tipológica dificulta a compreensão dos reais significados dos documentos, que em tempo contemporâneo é compreensível, mas a um futuro distante pode se perder esse significado e transformar o documento em um verdadeiro desafio.
A análise nesse âmbito há de considerar conceitualmente os elementos intrínsecos e extrínsecos do documento.
  •     Elementos intrínsecos, de acordo com Duranti (1996), ou ainda, elementos internos são considerados todos os componentes de sua articulação intelectual, é o modo de apresentação do documento e das partes que determinam o teor do conjunto documental, ou seja, o que lhe atribui significado, o que “diz” o documento.

Identificação do fundo: o produtor do documento;
Função: para qual objetivo, propósito o documento foi criado.
Gênero: “configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo” apud (AAB/SP, 1996, p.41) ex: textual, sonoro, imagético.

  •    Elementos extrínsecos, conforme Duranti (1996), completa o documento, pois é capaz de fazê-lo cumprir sua finalidade, caracterizando-o distintamente.

Forma: “estágio de preparação e transmissão de documentos” apud (AAB/SP, 1996, p. 39); ex: rascunho, minuta, original, 2a via;

Formato: “configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado” apud (AAB/SP, 1996, p.39); ex: livro, folha avulsa, cartaz;

Espécie: configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas” apud (AAB/SP, 1996, p. 34); ex: ata, panfleto, resolução;
Sinais de validação: são sinais que demonstram a autenticidade do documento, marcas d’água, assinaturas, carimbos;
Dimensões: as medidas determinadas para determinada espécie.

Suporte: material sobre o qual as informações são registradas” apud (AAB/SP, 1996, p.72); ex: papel, acetato de celulose, poliéster, plástico;8

Tipo: é a comunicação entre a função do documento e sua espécie dentro da organicidade do arquivo, ex: Ofício de requisição de servidor, ofício de aquisição de material.
Trâmite: é a ação produtora de documentos até o em questão e outros em decorrência dele, ex: pedido de serviço, tabelas de preços e notas fiscais.
Dessa forma, para exemplificar a análise diplomática e tipológica de documento, ilustramos da seguinte maneira a análise dos seguintes documentos:

Tipo: tabela de preços;
Espécie: tabela;
Suporte: papel;
Forma: original;
Formato: bloco;
Gênero: cartográfico;
Fundo:  empresa MCE byte
Função: informar valores dos serviços prestados;
Dimensão: 21cm x 15cm
Sinais de validação: não há assinaturas, carimbos, embora haja a logo da empresa;
Trâmite: documentos de produção anterior: panfletos de divulgação de serviço, pedido de serviço; documento posterior: nota fiscal.




Referência Bibliográfica: 

 IDENTIFICAÇÃO DE TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS EM ACERVOS DOS TRABALHADORES1André Porto Ancona Lopez Aquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacinal. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p.15-31. disponível em:  http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/p/agenda_5.html, acesso em 19/09/2014;

DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996 (Biblioteca Archivística, 5). disponível em   http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/p/agenda_5.html, acesso  19/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário